Procurando por Alasca

Apesar de muitos não gostarem do nome aderido no Brasil, acho que Quem é você, Alasca? se encaixa muito bem com a história (o nome original é Looking For Alasca). E este é, certamente, um dos melhores livros de John Green.

O livro é dividido em duas partes: antes e depois. Antes do quê? Depois do quê? Isso eu não vou falar – ia tirar boa parte da graça da história.

E você fica se perguntando durante boa parte do livro: quem realmente é Alasca Young. Apesar de ela não ser a personagem principal, ela é a personagem que faz com que boa parte da história aconteça.

A história: Miles (ou Gordo) foi para um colégio interno no Alabama. Lá, ele conheceu Chip (ou Coronel) e Alasca, que viraram seus amigos. Miles acabou se “desvirtuando” – começou a fumar e a beber – e a pregar trotes. Numa boa parte do livro, eles ficam pensando como se vingar dos riquinhos que fizeram trotes para eles. E, em outra parte, ficam todos focados em Alasca.

Image

 

E, afinal, quem é Alasca? Não acho que Alasca seja alguém – ou algo. Alasca é simplesmente Alasca: ninguém consegue entender totalmente. Ela acaba sendo uma ideologia de vida, talvez, depois que você acaba de ler. E o livro também fala bastante sobre algumas religiões e algumas de suas formas de pensar. Junto disso e do “depois” que Alasca pode se tornar uma ideologia.

Eu realmente recomendo, e já aviso: pode ser triste, e vai te fazer pensar sobre algumas coisas. Apesar de ser historinha adolescente, com romancezinho, etc. o livro é reflexivo.

Quem é você, Alasca? de John Green. Editora Martins Fontes. O preço varia entre R$24,90 até R$29,90

PS: Uma coisa que eu não gostei desta edição (a da imagem), é que o material da capa é fosco, com uma textura um pouco ruim de tocar, e que deixa marcas de dedo (meu livro está todo manchado com minhas digitais, e não sei se pode manchar tentando tirar com pano úmido). Mas, apesar disso, foi muito bem feita. Parabéns para a Editora.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s