“Não julgue um menino pela cara”

Muita gente deve estar se deparando com exemplares de Extraordinário, de R. j. Palácio, pelas livrarias. O livro me atraiu justamente pela capa – apesar de no verso estar escrito “Não julgue um livro menino pela capa cara” – e eu não fazia a menor ideia do que se tratava a história. 

E lendo, vi que o livro é realmente extraordinário.

O livro é a história de August Pullman, um garoto de 10 que sofre de uma síndrome que deixou sua cara deformada. Ele está indo pela primeira vez para uma escola, depois de anos fazendo cirurgias e estudando em casa. No 5º ano do colégio, tudo pode ser difícil, principalmente por causa das crianças nesta fase, que podem ser maldosas – tanto propositalmente quanto intencionalmente.

E Auggie – apelido do August –  não é o único narrador da história. Outra pessoas, como, por exemplo, sua irmã, Via, e seus amigos, Summer e Jack, também narram, mostrando diferentes pontos de vista não só da história, mas também de como August pode ser enxergado. Desde o início fica claro que ninguém gostava de olhar para ele, por causa de sua deficiência. As pessoas desviavam o olhar, ou faziam cara de espanto. 

Imagem

Não é apenas uma história sensacional, como uma lição. Ao mostrar os diversos olhares sobre August, a autora conseguiu fazer com que tenhamos um olhar diferente do mundo, e que cada um enxerga cada coisa de um jeito diferente. Além disso, ela conseguiu mostrar que todos temos algo de bom, e que podemos sim fazer a diferença.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” 

 

Extraordinário  – R.J. Palacio.

Editora Intrinseca.

Preço: R$19,90

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s