Tédio

Romantismo: estudamos nas aulas de literatura que ele se passou na época do Mal do Século, até então definido como o tédio. Atualmente, em 2015, o autor e psicólogo Augusto Cury define o Mal do Século como a Ansiedade. No caso, sempre vamos ter algum mal em cada século.

Ansiedade, como Cury fala, é o que mais afeta os humanos ultimamente. Mas não acho que ela surja do nada e adquira esse papel de Mal do Século de graça. Acho que ela já provém do nosso conhecido Mal do Século Tédio. O Tédio vai provocar a ansiedade – na minha opinião.

Não discordo de Cury, mas acho que o Mal do Século ainda é o Tédio. Antigamente, sofriam de tédio por não terem o que fazer. Aos exemplos de aulas de matemática e física, quando alguém perguntava “O que a pessoa tinha na cabeça pra inventar esse cálculo?” e a resposta geralmente era algo como “Não tinham o que fazer naquela época, daí tentavam descobrir estas coisas”. Não era um tédio, eles tinham o que procurar.

image

Hoje em dia sim existe o tédio. O tédio por termos tudo na palma da nossa mão, de podermos saber tudo quando quisermos, a hora que quisermos. A falta de descobertas causa o tédio. Existe contato demais entre as pessoas, de uma forma não boa (da forma virtual). Ninguém mais sai pra descobrir algo. A distância foi encurtada.

Não tem por quê ir atrás de uma coisa, se essa coisa pode vir até nós. Comida, roupas, amigos, tudo. Quando a gente quiser. Não existe uma certa “dificuldade”.
Não temos mais nem aquilo de ” eternizar o momento”. Todos momentos são registrados, muitos são publicados, poucos são eternizados, aproveitados e realmente lembrados.

E, pra mim, isso causa a ansiedade. As pessoas estão entediadas de não ter o que fazer. Entediadas de sempre ficar atualizando as páginas das redes sociais para ver o que vai surgir de novo. E nada de relevante surge de novo.

Isso é um pouco do que temos atualmente: a falta de descobrir, a falta do novo. Mais uma vez, estamos vivendo com faltas. E faltam muitas coisas para serem notadas que estão faltando.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s